Mestre Ari. - Guido Guerra.


 

Custa-me escrever sobre Ariovaldo Matos, emocionalmente envolvido com ele desde meus começos. Eu o conheci, há muitos anos , numa redação de jornal , em que, misturando modéstia com porretismo, era o redator principal e mais que isto até: a coragem em letra de forma.

Afeito a muitos apressei-me a elegê-lo entre os meus mais queridos. Lembro-o, às vezes, vário e único. Outras vezes não poucas, quase cavalheiro solitário do grito não permitido e portavoz das verdades não consentidas.

Foi, contudo,  na cadeia, onde mais o admirei. Não pela coragem chegar à temeridade, mas pelo silêncio que se impôs: o sofrimento mudo, de que era, como continua sendo, amigo íntimo, perfeito, no que, como quê ampliado, cresceu a meus olhos e legou, ao menino rebelde que eu era, o exemplo.

Diante da máquina, emocionado, escrevo sobre ele, no desesperado esforço pela contensão. Revejo-o de tantas maneiras e em muitos lugares. Ora na euforia mais estabanada, ora no seu quase silêncio de homem monossilábico.

Dele, aqui ou em qualquer parte muito sei. Desde a revolta dura à gargalhada solta. Da ternura do abraço mais solidário ao soco das palavras mais ásperas. Da indignação ante o empastelado à irreprimível lágrima diante do amigo morto.

Ele sempre me lembra seu próprio personagem: preso, a cara arrebentada , mais que capaz de sorrir, e, também, de dizer:

— Inteiro, irmão, intato.

O deputado aproxima-se .

— Inteiro como? — pergunta — Você está todo quebrado.

Ele sorri:

— Não falo do corpo. Falo da consciência e da honra.

O Deputado olha-o detidamente. Ele completa.

— Este ritus, na face, é um sorriso.

Guido Guerra. 

Desenho da ilustração: Ricardo Matos 

 

 

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especulação Imobiliária em Salvador - Bahia

  A especulação imobiliária em Salvador-Bahia está comprando tudo, até os políticos. O custo disso p população será desastroso. Ano q vem te...